Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/03/21 às 18h01 - Atualizado em 16/03/21 às 17h58

Governo do Distrito Federal assina contrato para compra de vans adaptadas para pessoas com deficiência

Com investimento global de R$ 11 milhões, os veículos, adquiridos pela empresa TCB em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF, serão entregues em até 120 dias

 

O Governo do Distrito Federal, através da Sociedade Transporte Coletivo de Brasília (TCB) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD), concretizou uma importante conquista para as pessoas com deficiência no DF. A TCB assinou, na última sexta-feira (12), o contrato para a compra de 25 vans adaptadas. O investimento inicial é de R$ 5,5 milhões. Os veículos serão destinados ao programa DF Acessível.

 

O resultado do Pregão Eletrônico n° 17/2020 está no Diário Oficial do DF. A empresa Alpha6 Veículos Especiais será a responsável por fornecer, em até 120 dias, os veículos zero km para a TCB. Os carros contarão com equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Programa DF Acessível

 

Diferente do transporte coletivo convencional (onde 100% da frota do DF conta com elevadores e rampas), os veículos estarão disponíveis exclusivamente para o público PcD por meio de agendamento. O usuário poderá programar previamente as viagens com esses veículos.

 

Além da operação do equipamento, os motoristas serão qualificiados para prestar um atendimento humanizado aos usuários do DF Acessível. O acesso ao serviço será gratuito.

 

Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos, a expectativa é que o programa cubra uma lacuna deixada na mobilidade de pessoas com deficiência.

 

“O transporte coletivo convencional, com rotas fixas, acaba não cobrindo todas as necessidades de locomoção das pessoas com deficiência”, destaca. Os trajetos flexíveis, segundo o gestor, é coberto por aplicativos de transporte (como Uber e 99Pop), mas não são todas as pessoas com deficiência que são contempladas.

 

“Quando você chama uma corrida por aplicativo, várias vezes, vem um carro que não consegue transportar uma cadeira de rodas. E, em muitas ocasiões, quando o motorista percebe que o passageiro é cadeirante, acaba cancelando a corrida”, lamenta.

 

Flávio diz que, quando em funcionamento, o DF Acessível corrigirá essas falhas. “Serão beneficiadas, especialmente, pessoas de baixa renda, que não tem condições de adquirir um carro adaptado ou pagar uma corrida de aplicativo”, assegura.

Governo do Distrito Federal