Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/20 às 8h48 - Atualizado em 15/10/20 às 8h51

Novo site do programa Voluntariado traduz conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais

COMPARTILHAR

Entre outras inovações, plataforma traduz conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais, tornando-se mais acessível

 

Para ampliar a corrente solidária no Distrito Federal, a Secretária de Justiça e Cidadania (Sejus) anuncia nesta última quinta-feira (15) o novo site do Programa Voluntariado em Ação, conjunto de ações destinadas ao fomento, desenvolvimento e valorização do serviço voluntário, não remunerado, no âmbito do DF. A plataforma institucional ganha layout moderno e otimizado, além de novos mecanismos de comunicação que facilitam a interação com os usuários.

 

Atualmente, o site é considerado uma referência nacional por oferecer mais de 134 mil oportunidades, com quase 28 mil pessoas cadastradas, 453 projetos e 105 campanhas disponíveis. Para participar do projeto basta acessar o site e se cadastrar.

 

“Atualizamos o site para atrair cada vez mais pessoas interessadas em fazer parte do time voluntário”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

 

Quem acessar a plataforma também poderá informar seu tipo sanguíneo para campanhas de doação de sangue. Estrangeiros que buscam projetos no DF também terão a possibilidade de traduzir o idioma para a sua língua materna. Agora, o site também traduz conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais, tornando dispositivos mais acessíveis para pessoas surdas.

 

Instituído em março de 2019, o site do programa concentra informações sobre projetos e campanhas vinculadas ao programa Voluntariado em Ação, além de servir como polo de cadastramento para novos voluntários, órgãos ou entidades participantes e de acompanhamento de financiamentos e eventos. “Atualizamos o site para atrair cada vez mais pessoas interessadas em fazer parte do time voluntário”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

 

Para ela, trata-se de uma forma de beneficiar a população com novas ações sociais de saúde, educação, esporte e lazer. “Ao mesmo tempo em que também geramos experiências e capacitação profissional, o que abre as portas para o mercado de trabalho”, arremata a gestora.

 

Seja um voluntário

 

Ao se cadastrar no site, o voluntário informa a sua disponibilidade de trabalho, os eixos de atuação e o público de interesse das ações de que gostaria de participar. Com essas informações, a Sejus-DF traça um perfil do voluntário e cruza as competências com as necessidades a serem atendidas por programas e campanhas do Voluntariado em Ação. Se houver compatibilidade, o candidato recebe a oportunidade por e-mail.

 

 

Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania