Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/03/23 às 10h51 - Atualizado em 20/07/23 às 10h54

Parceria promove conscientização sobre o acesso de mulheres deficientes ao atendimento de saúde

Uma parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD) e da Saúde (SES) promoveu ao longo desta semana, no Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESMU), uma ação de conscientização no mês da mulher. Nesta quinta-feira (23) o atendimento de consultas ginecológicas foi priorizado para as mulheres surdas.

 

A iniciativa visa reforçar a importância da acessibilidade nos serviços de saúde, garantindo o atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva com o suporte de acessibilidade de comunicação em libras da Central de Interpretação de Libras (CIL).

 

“A acessibilidade ao serviço de saúde influencia diretamente na qualidade dos serviços e nos cuidados e tratamentos de saúde”, destaca o secretário Flávio Santos.

As pacientes passam por consultas médicas e, se necessário, exames de imagem, usando equipamentos especiais.

 

“Temos que quebrar as barreiras que dificultam o acesso dessas mulheres aos serviços de saúde. O apoio da SEPD nos proporciona acolher, acompanhar e melhor atender estas pacientes ”, ressaltou a assistente social Ester Dantas.

 

Para a paciente Eline Samara essa ação integrada das secretarias é de muita relevância para as pacientes com deficiência. “Essa parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência e da Saúde é muito importante para nós que temos deficiência na comunicação, pois nos possibilita um atendimento de excelente qualidade”.

 

Central de Interpretação de Libras (CIL) – O objetivo da Central de Interpretação de Libras é promover serviços públicos com acessibilidade de comunicação em Libras.

 

Para solicitar as ações da CIL é preciso fazer o agendamento prévio ou de forma emergencial, direcionando tais atendimentos junto a hospitais, fóruns, escolas públicas, bancos, delegacias, entre outras atividades.

 

A CIL funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na Praça do Cidadão (Estação do Metrô da 112 Sul). Os telefones para o agendamento são: (61) 33135940 e (61) 99361-3668 (WhatsApp).

 

* Nivania Ramos, Ascom SEPD.

Governo do Distrito Federal