Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/03/23 às 15h32 - Atualizado em 16/03/23 às 14h16

Basquete sobre rodas reforça poder de integração social do esporte

O basquete, e todo tipo de atividade esportiva, além de trazer benefícios para a saúde e estimular a autonomia, é uma ferramenta de transformação e ascensão social para as pessoas com deficiência

 

São inúmeros os exemplos de pessoas que encontraram no esporte a oportunidade de mudar de vida ou, até mesmo, aplicar os valores adquiridos na vivência esportiva para se desenvolver pessoal e profissionalmente.

 

“O basquete foi a modalidade que pratiquei por 35 anos. Todas as modalidades do paradesporto agregam muitos valores, como o da disciplina, da perseverança, da obediência as regras. São lições que nos ensinam para a vida. Devo muito ao basquete e ao paradesporto por tudo que me proporcionaram como pessoa. Tudo que eu sou devo a essa estrutura que o esporte nos conduziu”, afirma o secretário Flávio Santos.

 

Ao ingressar na prática esportiva, a pessoa com deficiência recupera a motivação para a vida e, enfrentando suas limitações físicas, encontra um verdadeiro incentivo para a realização de outras atividades que para alguns pareciam ser difíceis de atingir: trabalhar, casar, estudar, conhecer novos amigos.

 

“Iniciei no basquete aos 14 anos e acabei me formando em direito com o incentivo de colegas que jogavam basquete em cadeira de rodas. Da mesma forma procuramos fazer com os garotos que estão começando. É preciso entender o que existe depois do esporte, o pós quadra. No final, eles entendem a importância de ter uma profissão e de se tornar um cidadão capaz de prover o seu próprio sustento”, destaca o advogado e ex-jogador de basquete, Marcelo Nunes.

 

Para o atleta da modalidade Mateus Braga, esporte além de socializar as pessoas com deficiência também melhora as questões de saúde e da qualidade de vida. “Recomendo que as pessoas com deficiência procurem associações ou clubes que tenham as modalidades do paradesporto, pois isso melhora e muito a vida social de todos.”

 

A SEPD incentiva e promove atividades e circuitos esportivos com o objetivo de estimular a autonomia e a independência, sempre focando nos resultados e benefícios.

 

“As ações promovidas e apoiadas pela SEPD são fundamentais e importantes para as pessoas com deficiência. Agradecemos a secretaria por todo esse incentivo ao basquete e o paradesporto no DF”, afirma Luiz Maurício, Presidente da Federação de Basquetebol em Cadeiras de Rodas do Distrito Federal.

 

* Nivania Ramos, Ascom SEPD

Governo do Distrito Federal