Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/02/23 às 17h04 - Atualizado em 1/03/23 às 10h17

Beneficiários do programa Órteses e Próteses recebem 80 cadeiras de rodas

A entrega será nesta quarta-feira (1º), a partir das 15h, no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, na Estação de Metrô 112 Sul

 

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Em parceria com a Secretaria de Saúde (SES), a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEPD) faz, nesta quarta-feira (1º), uma nova mobilização de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) que desenvolvem ações inclusivas e promovem a acessibilidade no DF. A iniciativa contará com a entrega de cadeiras de rodas para beneficiários do programa Órteses e Próteses. A ação será a partir das 15h, no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, na Estação de Metrô 112 Sul.

 

“O objetivo é estabelecer relações inclusivas da pessoa com deficiência (PcD) na sociedade, para que essa pessoa tenha seus direitos respeitados. Essa mobilização é essencial para promover a acessibilidade e dar legitimidade para as pessoas com deficiência junto ao governo local. É uma ação que objetiva estabelecer, cada vez mais, políticas públicas de inclusão”, afirma o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos.

 

Durante a ação, serão entregues 80 cadeiras de rodas, divididas em cadeiras de banho, parainfantis e para pacientes paraplégicos e tetraplégicos. Os beneficiados são pessoas inscritas no Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (NAOPME), da Secretaria de Saúde. A entrega é feita após cadastro e avaliação do Banco de Dados do Programa de Órteses e Próteses.

 

A atividade na Estação de Metrô 112 Sul contará com a participação de vários parceiros de pautas da inclusão no Distrito Federal. “É o Governo do Distrito Federal  fortalecendo a acessibilidade e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”, destaca o titular da SEPD. Além disso, o evento também dará orientações às famílias beneficiadas quanto aos seus direitos e aos vários serviços oferecidos pela Secretaria da Pessoa com Deficiência.

 

Como participar do programa Órteses e Próteses?

 

A Gerência de Órteses e Próteses, da Secretaria de Saúde, é responsável por avaliar, acompanhar e encaminhar pacientes para confecção de itens como cadeira de rodas, cadeira de banho e próteses. O cidadão deve agendar o atendimento presencial no NAOPME, que fica na Estação de Metrô 114 Sul. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2017-1145, ramal 1164, ou de forma online, por meio do serviço Agenda DF.

 

Para ter acesso a esses itens, o cidadão precisa comparecer à Estação do Metrô da 114 Sul com documentos pessoais.

 

Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência

 

O Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Ceaped), na Estação do Metrô da 112 Sul, tem como objetivo oferecer às pessoas com deficiência inúmeros serviços, como encaminhamentos e orientações sobre direitos e benefícios das PcD, a exemplo do Passe Livre Especial, da Central de Intérpretes de Libras, do Núcleo de Inclusão Profissional, entre outros.

 

* Nivania Ramos, Ascom SEPD

Governo do Distrito Federal