Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/03/24 às 15h17 - Atualizado em 4/03/24 às 15h18

CENTRAL DE INTERMEDIAÇÃO EM LIBRAS (CIL) – GDF

O Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEPD) e da Diretoria da Central de Intermediação em Libras (CIL), faz interação com diversos órgãos, para defender os direitos e garantias das pessoas com deficiência, os deficientes auditivos, surdocegueira e Surdo.

 

O objetivo da Central de Intermediação em Libras (CIL) é promover o acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos com acessibilidade de comunicação em Libras.

 

As ações da Central de Intermediação em Libras efetivam-se por meio de agendamento prévio ou de forma emergencial, conforme a necessidade, direcionando tais atendimentos junto a: hospitais, fóruns, escolas públicas, bancos, delegacias, entre outras atividades, possibilitando o acesso das pessoas ao serviço público além de promover a comunicação e agilizar o atendimento por meio da Língua Brasileira de Sinais.

 

Objetivos específicos:

 

– Proporcionar às pessoas com deficiência auditiva, surdocegueira e surdos, nos órgãos do Governo Distrito Federal a garantia do direito inalienável de comunicação plena;

 

– Proporcionar a comunicação em eventos promovidos pelo Governo do Distrito Federal;

 

– Proporcionar a comunicação em programas itinerantes desenvolvidos e executados nas diversas ações do Governo do Distrito Federal;

 

– Disponibilizar as pessoas com deficiência auditiva, surdocegueira e Surdos, acesso as propagandas institucionais da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência do Governo do Distrito Federal, por meio da interpretação simultânea ou tradução em LIBRAS;

 

– Oferecer acesso as pessoas com deficiência auditiva, surdocegueira e Surdos junto ao Poder Judiciário do Distrito Federal e ao Ministério Público do Distrito Federal;

 

– Promover e ofertar o atendimento online aos deficientes auditivos, surdocegueira e Surdos por meio de profissionais intérpretes mediante pré-agendamento nos territórios através da Central Online;

 

– Realizar atendimento com qualidade através de informações centralizadas virtualmente, trazendo segurança da informação e disponibilização ao beneficiário/requisitante final com informações em tempo real, estatísticas de atendimentos, relatórios diversos, etc;

 

– Oferecer aos servidores lotados na Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência Curso de Língua de sinais em cumprimento da Lei 4.715 de 26/09/2011 (anexo I), que prevê um atendimento diferenciado a pessoa surda;

 

– Oferecer treinamento e cursos de aperfeiçoamento aos intérpretes da Central de Libras potencializando a excelência no atendimento e melhor qualidade no atendimento, atualizando os profissionais com técnicas e estratégias para uma melhor interpretação.

 

A CIL também possui um carro para facilitar os atendimentos. O usuário com deficiência auditiva, surdocegueira e Surdo que necessitar de atendimento fora das dependências da Estação 112 Sul e precisar do auxílio de um intérprete deverá agendar. O veículo transportará o usuário e o intérprete até o local onde será prestado o atendimento. Nesse local o intérprete fará a intermediação entre o prestador de serviços ouvinte e o usuário da Libras.

 

Horário de funcionamento:

 

A Central de Intermediação em Libras funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e de 13h às 17h, na Praça do Cidadão (Estação do Metrô da 112 Sul).

 

Telefones:

(61) 3313-5940
(61) 99361-3668 (WhatsApp)

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