Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/01/23 às 10h54 - Atualizado em 30/01/23 às 15h02

É fake mensagem que circula sobre distribuição de cadeiras de rodas pela Secretaria de Saúde

Pacientes devem passar por avaliação e entrar na fila para receber o produto; compra de cadeiras é realizada sob demanda

 

Voltou a circular, em aplicativo de mensagens, um texto com informações erradas sobre como solicitar cadeiras de rodas à Secretaria de Saúde. A notícia falsa afirma que a pasta “fez a compra de uma grande remessa” e que quem precisa deve solicitar via internet.

 

Na verdade, para receber cadeiras de rodas, órteses ou próteses ambulatoriais da Secretaria de Saúde, o cidadão deve agendar o atendimento presencial no Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (NAOPME), que fica na Estação de Metrô 114 Sul. O agendamento pode ser feito por este link ou pelo telefone 2017-1145, ramal 1164.

 

É preciso apresentar documento de identificação com foto (ou certidão de nascimento para menor de 12 anos), CPF, Cartão Nacional do SUS, número do cadastro SES, comprovante de residência atualizado e laudo médico ou solicitação de profissional da área de saúde.

 

No local, o solicitante é avaliado por um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional da SES. “Avaliamos os pedidos individualmente, levando em conta a necessidade física e funcional de cada paciente. No caso das cadeiras de rodas, tiramos as medidas dos pacientes para solicitar a mais adequada para cada caso”, explica a chefe da Oficina Ortopédica, Maria Fernanda Baciuk Amador.

 

Assim, após avaliação e cadastro no Banco de Dados do Programa de Órteses e Próteses, o paciente entra na fila para recebimento do produto específico para o seu caso. Por isso, a compra de cadeiras de rodas e outros insumos da Oficina Ortopédica é realizada mediante lista de pacientes cadastrados. Além disso, ocorre de forma regular, durante todo o ano.

 

A entrega dos materiais é realizada por ordem de inscrição.

 

* Da Secretaria de Estado de Saúde

Governo do Distrito Federal