Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/02/22 às 9h00 - Atualizado em 22/02/22 às 15h47

Educação inclusiva é tema de Audiência Pública na Câmara Legislativa

Secretaria da Pessoa com Deficiência participou da solenidade e se comprometeu a intermediar solução para pauta dos educadores sociais e monitores escolares

 

Imagem do dispositivo oficial da audiência pública na Câmara Legislativa, com tema “Políticas Sociais de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência”. Aparece uma mesa de cor amadeirada com várias pessoas sentadas atrás dela.

Foto: Comunicação SEPD

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, nesta segunda-feira (21), uma audiência pública para discutir a educação inclusiva. O encontro, mediado pelo 1º secretário da casa, deputado Iolando Almeida, teve como tema “Políticas Sociais de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência”.

 

“Acreditamos que é uma pauta de grande relevância e precisa ser levada a sério”, destacou o parlamentar. Em seguida, o distrital exibiu reportagens veiculadas na imprensa sobre os educadores sociais voluntários e monitores escolares. São eles os profissionais responsáveis por prestar suporte educacional a estudantes com alguma deficiência matriculados na rede pública de ensino.

 

Flávio Santos, secretário da Pessoa com Deficiência, representou a pasta durante a solenidade. Ele afirmou acompanhar o caso e ressaltou que já esteve reunido com a Secretaria de Educação, onde apresentou a pauta “para que pudesse haver um melhor direcionamento para a questão”.

 

Como pedagogo de formação, o titular da SEPD explicou a importância do acompanhamento especializado para alunos com deficiência. “Vejo que o processo educacional é fundamental, não apenas para a formação, mas também para o desenvolvimento do ser humano. E mais especificamente para as pessoas com deficiência, como sou uma pessoa com deficiência, estudei minha vida toda em escola pública”, assegurou.

 

A representante da Subsecretaria de Educação Inclusiva Integral, Margareth Akiyama, assegurou que não houve fechamento de salas de recurso e informou que as escolas da rede pública estão em fase de modulação. “Estamos organizando a casa”, declarou Margareth. Akiyama prometeu levar à pasta as reivindicações dos participantes da audiência pública.

 

Além dos membros do GDF, estiveram presentes na audiência o representante da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rodrigo Machado. Também participaram outros parlamentares da Câmara e diversos membros de entidades de representação dos direitos da pessoa com deficiência.

Governo do Distrito Federal