Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/01/21 às 13h38 - Atualizado em 29/01/21 às 16h33

SEPD e Sebrae-DF lançam manual de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

Documento é direcionado para empregadores e candidatos com deficiência a vagas de trabalho

 

A Secretaria da Pessoa com Deficiência, o Sebrae DF e o Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF, lançaram no último dia (28), o Manual de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. O documento é direcionado a empregadores e candidatos com deficiência a vagas de trabalho.

 

O lançamento aconteceu durante um seminário promovido pelos três participantes. O evento trouxe esclarecimentos sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência dentro das organizações. O tema é pauta constante dentro das instituições nos últimos anos auxilia o ramo empresarial da capital da República a ser mais inclusivo e acessível.

 

Durante o seminário, especialistas no assunto falaram a empresários e empreendedores locais sobre a importância de oferecer oportunidades para pessoas com deficiência, em igualdade de condições com os demais candidatos. Os participantes também debateram sobre a acessibilidade no ambiente virtual, mostrando a transformação que o trabalho faz na rotina de pessoas com deficiência.

 

A subsecretária de Políticas Públicas e Gestão da SEPD, Eliane Nuvem, destacou a relevância do seminário para o segmento empresarial e o valor agregado na inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A gestora fez a inauguração do manual de inclusão e pontuou alguns tópicos importantes como a legislação trabalhista.

 

“O manual abre um leque de oportunidades para as empresas. As empresas que não são inclusivas são na, verdade, são empresas de exclusão. O valor da inclusão vai muito além do que imaginamos. É muito gratificante ver o governo do Distrito federal compromissado com a pauta da pessoa com deficiência”, pontuou a subsecretária.

 

Manual

 

O Manual de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho tem como objetivo orientar empregadores e colaboradores nas relações de trabalho e reforça o entendimento de que a pessoa com deficiência pode e deve exercer qualquer atividade laboral, independentemente das deficiências que possui. O material é de autoria da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal, em parceria com o Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF (CPPPGG/DF) e o Sebrae no DF.

 

Por Ivana Antunes

Governo do Distrito Federal