Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/03/23 às 11h26 - Atualizado em 28/03/23 às 12h38

Secretaria da Pessoa com Deficiência promove cuidados da saúde da mulher para deficientes visuais

 

 

Nesta segunda-feira (27), mulheres com deficiência visual tiveram  atendimento voltado para os cuidados com a saúde. A iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD) faz parte de uma ação conjunta entre secretarias do Governo do Distrito Federal, alusiva ao mês das mulheres.

 

A mulher com deficiência visual geralmente enfrenta dois tipos de entraves: primeiro o fato de ser mulher, depois o fato de ter deficiência. Ultrapassar as barreiras que dificultam o acesso aos serviços de saúde é fundamental para as conquistas delas.

 

“Precisamos atender a mulher em todas as suas necessidades. A atenção à saúde é primordial para que ela possa exercer as suas funções de forma plena. Queremos que, com saúde, elas cheguem cada vez mais longe”, defende Giselle Ferreira, secretária da Mulher.

 

A ação da SEPD tem como foco promover a valorização da autonomia e um atendimento adequado para as deficientes visuais. O Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu) faz o acolhimento de forma inclusiva, orienta e acompanha as pacientes, mostra e descreve os espaços e serviços. As pacientes passam por consultas médicas e, se necessário, exames de imagem, usando equipamentos especiais.

 

“O acolhimento da usuária desde a porta de entrada do serviço e as orientações de forma acessível são fundamentais para a trajetória das mulheres com deficiência nos cuidados com a saúde”, destaca a diretora de Saúde da SEPD, Kelle Lima.

 

Para Laurene Borges, uma das beneficiadas da ação, a iniciativa é de grande importância para os cuidados das mulheres. “É muito bom você chegar e ser bem recebido e acolhido, eu gostei muito desse atendimento, achei muito importante essa ação da secretaria. Todas nós precisamos nos cuidar e nos valorizar”, diz.

 

 

Nivania Ramos, da Ascom SEPD.

 

 

Governo do Distrito Federal